Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 5 de março de 2013

1º Ciclo de Cinema e Política



MIS participa do 1º Ciclo de Cinema e Política - razões de Estado e qualidade da democracia

A partir do dia 5 de março, o Museu do Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, participa do 1° Ciclo de Cinema e Política – razões de Estado e qualidade da democracia.

Organizado pelo NUPPS (Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas) e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, sob a coordenação do cientista político José Álvaro Moisés e curadoria do crítico Luciano Ramos, o evento contará com a exibição de seis longas metragens que foram produzidos há menos de cinco anos e que trazem à tona discussões de temas políticos atuais, mostrando que o cinema contemporâneo reflete a grande e crescente complexidade que relações e estruturas sociais vivemos hoje.

Após a exibição de cada filme, acontecem debates com a participação de pesquisadores e jornalistas especializados em política. Esses debates serão gravados e editados para poderem fazer parte de uma programação especial da Rádio USP.

O evento, gratuito, acontece nos dias 5, 12, 19 e 27 de março e dias 2 e 9 de abril, às 19h e 22h. O público deverá comparecer com uma hora de antecedência na Recepção MIS para retirada do ingresso.

Programação completa
5/3
O exercício do poder L’exercice de L’État (dir. Pierre Schöller, França/ Bélgica, 2012, 112 min, DVD)
O cotidiano de um ministro da República Francesa revela a multiplicidade de conflitos envolvidos na atividade de quem exerce uma função de governo num sistema democrático. Além das contradições internas do poder executivo, que reflete os atritos entre os integrantes do partido majoritário, destacam-se os embates com os demais poderes e – o que é pouco comum no cinema político.

12/3Intrigas de Estado State of Play (dir. Kevin MacDonald, EUA/Reino Unido, 2009, 127 min, DVD)
A filme narra um caso de tentativa de manipulação de um órgão da grande imprensa por um senador dos Estados Unidos. De forma por vezes insidiosa e outras vezes direta, o filme mostra como esse papel de controle se manifesta por meio das relações de poder.

19/3Tudo pelo poder The Ides of March (dir. George Clooney, EUA, 2011, 102 min, DVD)
Uma campanha eleitoral vista pelo lado de dentro é o que este drama nos oferece, com todos os percalços que ela pode sofrer numa sociedade democrática, mas complexa como os Estados Unidos.

27/3Leões e cordeiros Lions for Lambs (dir. Robert Redford, EUA, 2007, 92 min, DVD)
A partir da chamada Guerra do Afeganistão, o enredo permite observar diferentes formas de pensar a política: como ideologia, como estratégia eleitoral ou de conquista do poder, como objeto de análise jornalística ou como matéria de pesquisa científica.

2/4Tropa de Elite 2 – O Inimigo agora é outro (dir. José Padilha, Brasil, 2010, 118 min, DVD)
Nascimento (Wagner Moura), agora coronel, foi afastado do BOPE por conta de uma mal sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo.

9/4Sob a névoa da guerra The Fog of War: Eleven Lessons from the Life of Robert S. McNamara
(dir. Errol Norris, EUA, 2004, 107 min, DVD)
Personagem central deste documentário, Robert McNamara foi secretário de Defesa dos governos John Kennedy e Lyndon Johnson. Presenciou, portanto, algumas das crises políticas internacionais mais agudas e cruciais do século XX. Com esse filme somos levados a encarar o fato de que na democracia contemporânea gravíssimas decisões ficam perigosamente a cargo de poucos indivíduos.


1° Ciclo de Cinema e Política | 5/3 a 9/4Ingresso: gratuito
Local: Auditório MIS (173 lugares)


Museu da Imagem e do Som - MISAvenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Tel.: (11) 2117 4777
www.mis-sp.org.br
Fonte: Assessoria de imprensa do Museu da Imagem e do Som
Data: 05/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu estou muito contente com sua participação...aprender é compartilhar o saber.

beijos jo souza

EM 2011

EM 2011