Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O mítico fotógrafo Guy Bourdin está a ser homenageado na exposição “Unseen Guy Bourdin", patente na galeria londrina The Wapping Project, até ao dia 4 de Julho. A mostra inclui fotografias de Bourdin nunca antes expostas ao público, incluindo 32 obras da sua última etapa parisiense. Em exibição estão também algumas das suas imagens clássicas que foram publicadas em revistas de moda.
Muitas das fotografias mostram Nicolle Meyer, a musa de Bourdin entre 1977 e 1980. Guy Bourdin (1928-1991) foi um dos mais conhecidos fotógrafos de moda e publicidade da segunda metade do século XX. Partilhou o gosto pela controvérsia e estilização com o seu colega Helmut Newton, mas a ousadia e o poder narrativo das suas imagens ultrapassaram os limites da fotografia publicitária convencional.

Destruindo expectativas e questionando limites, Bourdin definiu o cenário para um novo tipo de fotografia de moda. Criou narrativas complexas, curiosas e misteriosas, por vezes repletas de violência, sensualidade, provocação, exotismo e surrealismo, e associou-os a artigos de moda.
Trabalhou para as revistas Vogue e Harper´s Bazaar e fotografou campanhas publicitárias para as marcas Chanel, Issey Miyake, Emanuel Ungaro, Gianni Versace, Loewe, Pentax e para os armazéns Bloomingdale´s.Influenciado pelo seu mentor Man Ray, pelo fotógrafo Edward Weston, pelos pintores surrealistas Magritte e Balthus, e pelo realizador de cinema espanhol Luis Buñuel, Bourdin continua a ser uma importante referência para as novas gerações de fotógrafos de moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu estou muito contente com sua participação...aprender é compartilhar o saber.

beijos jo souza

EM 2011

EM 2011