Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 2 de junho de 2009

Ballet Nacional Inglês, Elena Glurdjidze E Karl Lagerfeld

Karl Lagerfeld, director criativo da casa Chanel e grande aficionado do ballet, desenhou um vestido exclusivo para a primeira bailarina do Ballet Nacional Inglês, Elena Glurdjidze, usar durante a representação de "A Morte do Cisne", que comemorará o centenário da primeira performance da companhia de Serge Diaghilev, "Ballets Russes", no Teatro de Châtelet (Paris). Esta grande companhia influenciou todas as formas do ballet contemporâneo, e os seus vinte anos de existência (de 1909 a 1929) entraram para a história da dança com o nome de Época de Diaghilev.
O espectáculo comemorativo está agendado para o próximo dia 16 de Junho no teatro londrino Sadler's Wells, e será repetido a 30 de Junho na Catedral de St. Paul. Lagerfeld comentou: “Desde a minha infância que me impressionam as antigas imagens de Anna Pavlola a dançar “A Morte do Cisne”. E acrescentou: “A Ballets Russes influenciou-me muito”. Por seu lado, a bailarina declarou que “a aparência equivale a 50% da representação, por isso é muito importante levar um vestido bonito”.

Os vestido desenhado pelo “Kaiser da Moda” foi criado nos ateliers de Lemaire - um dos sete ateliers de artesãos que foi adquirido pela Chanel, juntamente com Desrues, Massaro, Michel, Lesage, Goossens e Guillet – e a sua confecção, à base de tule e 2500 plumas, demorou 100 horas. Karl Lagerfeld segue, assim, os passos de Coco Chanel, que desenhou o guarda-roupa para “Le Train Bleu” em 1924 e “Apollon Musagete” em 1929, em Paris. A criadora também apoiou o fundador da Ballets Russes, Serge Diaghilev, para voltar a pôr em cena “A Morte do Cisne” após a 1ª Guerra Mundial, em 1919.


Um comentário:

Eu estou muito contente com sua participação...aprender é compartilhar o saber.

beijos jo souza

EM 2011

EM 2011