Pesquisar este blog

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Oscar 2009 - Melhor figurino vai para...


Amanhã será a premiação...
Entre os cinco concorrentes à estatueta de Melhor Figurino, três acompanham seus personagens ao longo de décadas e, assim, são verdadeiras aulas de moda vintage. É o caso de Austrália, O Curioso Caso de Benjamin Button e Milk. Saiba mais sobre estes e os outros dois concorrentes. Tá apertado este ano!AustráliaQuando o diretor em questão é Baz Luhrmann o filme é certamente fashion.


Só ver dois de seus filmes mais famosos: Moulin Rouge (2001) e de Romeu e Julieta (1996). Austrália se passa na Segunda Guerra Mundial quando uma aristocrata britânica (Nicole Kidman) vai para Austrália cuidar de terras herdadas e acaba conhecendo o grande amor da sua vida. O figurino, claro, ficou por conta de Catherine Martin, esposa de Luhrmann e vencedora do Oscar de melhor figurino por Moulin Rouge. Ela usou looks de Ralph Lauren e Salvatore Ferragamo fez uma edição especial de calçados de época para o filme.


O Curioso Caso de Benjamin ButtonUm dos filmes mais belos do ano merece todas as indicações que recebeu. Brad Pitt e o diretor David Fincher já fizeram juntos 'Clube da Luta'. Button é baseado no conto homônimo escrito por F. Scott Fitzgerald nos anos de 1920. Pitt vive um homem que em vez de envelhecer vai ficando mais novo a cada aniversário. Jacqueline West assina um figurino que começa em 1918 e termina em meados de 2008. As roupas da Daysi (Cate Blanchett), mulher de Button, são apaixonantes. Entre as 12 indicações do filme estão, além de melhor figurino, direção de arte, fotografia, efeitos especiais e maquiagem.


Milk, A Voz da IgualdadeSean Penn brilha no papel do Harvey Milk, primeiro candidato gay oficialmente eleito nos EUA. O filme começa e termina nos anos 70. O figurino é assinado por Danny Glicker, de Garotas Malvadas (2005) e Transamérica (2005). Milk também concorre em mais sete categorias.

Foi Apenas Um SonhoMais uma vez Leo Di Caprio E Kate Winslet se encontram nas telas do cinema para viverem um par romântico. Se em 'Titanic' (1998) foi aquela tragédia, em 'Foi Apenas um Sonho' a dupla está mais madura e menos melodramática. Eles vivem um jovem casal na década de 50. Cheios de esperanças e planos, que nem sempre saem como são esperados. O figurino é de Albert Wolsky, que tem em sua lista de trabalhos filmes como 'Estrada para Perdição'(2002), 'Noiva em Fuga'(1999) e 'A Escolha de Sofia'(1982) e coleciona em sua prateleira 2 Oscares na categoria. O filme também concorre em mais duas categorias, entre elas direção de arte.


A Duquesa Figurinos de época sempre enchem os olhos da Academia. Principalmente se a época for o século 18. Em 'A Duquesa', a polêmica Georgiana Spencer vivida por Keira Knightley, que mais tarde se tornaria a Duquesa de Devonshire, é uma top model clássica vestindo os looks mais influentes de sua geração. O que ela usava hoje virava moda amanhã. Ambientado no século 18, o filme conta a história da Duquesa de Devonshire, que ficou conhecida por sua vida luxúria e ousadia e um marido infiel. Quem assina o look da Duquesa é o Michael O'Connor, que também foi responsável pelo figurino do filme 'O Último Rei da Escócia'(2006). O filme também concorre em Direção de Arte.

Um comentário:

  1. O Oscar vai para Austrália ( é a minha aposta)

    O Curioso caso BB ( 1919 até 2005) - o figurino não é o foco.

    A Duquesa - existe outros melhores na história do Oscar;

    Milk - interessante!!!

    Foi apenas um sonho- nada de especial

    ResponderExcluir

Eu estou muito contente com sua participação...aprender é compartilhar o saber.

beijos jo souza

EM 2011

EM 2011