Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Filme: Brilho de uma paixão...o amor passa por 4 estações

Bright Star (2009)
 
Londres, 1818. O jovem poeta John Keats é vizinho de Fanny Brawne, estudante de moda de opiniões fortes. Seus mundos não poderiam ser mais distintos. Quando o irmão de John adoece, no entanto, Fanny oferece seus cuidados. Encantado, John se aproxima da moça e se oferece para ensiná-la poesia. Os dois terminam se apaixonando, e no momento em que a mãe de Fanny e o melhor amigo de John descobrem o caso, já é tarde demais para tentarem desaconselhá-los. O casal mergulha num romance obsessivo, no qual a paixão é tão forte quanto as turbulências.
 A diretora  neo- zelandesa  James Campion (O piano) com figurino de Janet Patterson que também assinou: Peter Pan (2003), Oscar and Lucinda (1997), The Piano (1993)
O figurino com uma paleta de cores que potencializa a beleza de Fammy.

Soneto - John Keats ( inglês - 1795-I82l )
Quando fico a pensar poder deixar de ser

antes que a minha pena haja tudo traçado,

antes que em algum livro ainda possa colher

dos grãos que semeei o fruto sazonado;

quando vejo na noite os astros a brilhar

- vasto e obscuro Universo, impenetrável mundo! -

quando penso que nunca hei de poder traçar

sua imagem com arte e em sentido profundo;

quando sinto a fugaz beleza de alguma hora

que não verei jamais - como doce miragem –

turva-se a minha mente, e a alma em silêncio chora
um impulsivo amor. E a sós, me sinto à margem

do imenso mundo, e anseio imergir a alma em nada

até que a glória e o amor me dêem a hora sonhada!

                                     

sexta-feira, 25 de junho de 2010

25 filmes que marcaram um antes e um depois no mundo da moda



O jornal britânico Times, elaborou recetemente, uma lista com os 25 filmes que marcaram um antes e um depois no mundo da moda. Películas como “Avatar” ou “Um Homem Singular” partilham o protagonismo com grandes clássicos da 7ª Arte, como “Annie Hall”, “West Side Story” e “E Tudo o Vento Levou”. Entre nos 25 seleccionados, o filme que Keira Knightley protagonizou junto a James McAvoy, “Desejo e Reparação”, mereceu uma menção especial. Nesta película, a atriz britânica usa um maravilhoso vestido verde-esmeralda que foi eleito pelas revistas In Style e Skymovies como o melhor vestido da história do cinema.

O vestuário nos filmes é um forte vínculo de identificação entre os personagens e os espectadores. Da mesma forma que cada história requer um determinado cenário, os personagens devem vestir exactamente como os colectivos que representam para que o conjunto seja credível.

O Times destaca entre esses 25 filmes, o protagonizado por Natalie Wood, “West Side Story”, assim como aquele dirigido por Luis Buñuel, “Belle de Jour”. Entre os grandes clássicos encontram-se também “Bonnie and Clyde”, cujo guarda-roupa esteve a cargo de Theadora Van Runkle. Neste filme, o jornal destaca a grande colecção de chapéus apresentada pela protagonista, que combina subtilmente com lenços de seda.

A personagem de Diane Keaton em “Annie Hall” é o maior ícone do look andrógino e masculino do cinema. A protagonista, vestida com calças largas, camisas masculinas, coletes e gravatas, inspira continuamente os desenhadores.
Outra protagonista feminina que causou sensação nos ecrãs cinematográficos foi Audrey Tautou na sua interpretação da criadora Coco Chanel no filme “Coco, da rebeldia à lenda de Chanel”. Segundo o Times, somente a actriz francesa poderia ter incarnado uma lenda do mundo da moda envergando uns fantásticos modelos de cortes rectos, capas, blazers e boinas com esse cabelo curto tão característico e tão fora de comum para a época.

Outra actriz que incarnou todo um ícone de da moda foi Sienna Miller. A actriz britânica interpretou a musa de Andy Warhol, Edie Sedwick, na película “Factory Girl”, na qual não só copiou o corte de cabelo ao estilo garçon, como também os leggins, as bailarinas e as camisas de riscas, que estão actualmente mais “in” do que nunca.

Entre os filmes mais actuais, o periódico destaca o distinguido vestuário que Colin Firth usa em “Um Homem Singular”. Não poderia ser de outra forma, tratando-se de um filme dirigido pelo guru da moda Tom Ford.

De “O Diabo Veste Prada”, o Times destaca não os looks de Anne Hathaway, mas a cena onde Meryl Streep, impassível, dá uma aula magistral sobre moda a Hathaway: «Crês que és imune à moda, mas trazes essa horrível camisola azul porque há dois anos alguns desenhadores decidiram que a cor azul estava na moda».
No entanto, uma das grandes surpresas da lista é a inclusão do filme de James Cameron, “Avatar”. De acordo com o Times, os habitantes de Pandora são os maiores expoentes dos tons exuberantes, entre os quais sobressai, inegavelmente, o azul.

“Zoolander”, “O Talentoso Mr. Ripley”, “The Big Sleep”, “Alma em Suplício” e “Grey Gardens” completam a lista dos 25 filmes que deixaram a sua marca no mundo da moda e cujo guarda-roupa converteu-se numa autêntica referência e tendência na sociedade, com o seu estilo e estética original.
 fonte: http://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/38054/xmview/2/NoticiaID/38054/Default.aspx

CURSOS LIVRES BELAS ARTES : O pensamento visual na Moda

http://www.belasartes.br/cursoslivres/?pagina=curso&curso=&codigo=369&busca[procedente]=on

quarta-feira, 23 de junho de 2010

curso: O pensamento visual na Moda


Programa
Produção de Moda: o que é e quais são os profissionais envolvidos - suas habilidades, funções e competências num processo de trabalho; Os possíveis campos de atuação profissional - seus limites e articulações; Possibilidades estilísticas na produção de moda, em função dos vários públicos-alvo. Análise e interpretação de imagens de moda e seu universo - enfoque histórico e estético; Lendo um texto-visual; As diferentes linguagens artísticas (literatura, pintura, teatro, cinema, música, dança, quadrinhos etc.) como fontes de inspiração para a moda e sua produção. Modos de ler a imagem; Análise e interpretação de imagens de moda e seu universo - enfoque histórico e estético. A fotografia de moda, do início do século XX até os nossos dias; Fundamentos estéticos e semióticos da fotografia de moda; Decupagem para a tradução de um filme em imagem de moda; A direção artística, escolha do casting, montagem de looks, organização da equ ipe. As etapas de criação de um editorial de moda; Planejamento e execução do editorial. Decupagem, montagem e edição de lâminas de referências imagéticas de moda. Apresentação dos resultados.

Jô Souza

Profissional formada em Comunicação Social, com Pós-Graduação em Criação de Imagem e Styling de Moda Senac (2006). Mestranda do Programa em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2007). Docente das disciplinas: Pesquisa, Criação e Estilo, Produção de Moda, Jornalismo de Moda e Estudos do Corpo da Graduação em Criação e Gestão de Moda FMU-SP. Tem experiência na área de teatro, vídeo, moda e comunicação. Além disso, foi curadora e organizadora da exposição Modos da Moda na Reserva Cultural-SP, do Ciclo de Cinema e Moda na PUC/CPS/SP e do “II Diálogo entre imagens” na FMU.

carga horária: 24 horas

investimento: R$ 336,00

período: de 12 de julho a 04 de agostor/cslivres/?pagina=curso&curso=&codigo=369&busca[procedente]=on  

domingo, 13 de junho de 2010

Le Carrosse Noir - a Christian Louboutin series




O filme Carrose Noir conta a história de três jovens que recebem uma missão do misterioso Mr. Loubi de viajar até Cannes em sua “carruagem negra” para ajudar a revelar o trabalho de uma série de designers de moda, entretenimento e cinema.

sábado, 5 de junho de 2010

Em SP: Festival Varilux de Cinema Francês

Tudo bem que nouvelle vague é o máximo, mas o cinema francês contemporâneo também merece atenção. Foi com o objetivo de difundir os filmes franceses atuais que nasceu o Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece simultaneamente em nove cidades.  São dez filmes inéditos, no melhor clima pré-estréia. Aqui em São Paulo, acontece em dois cinemas: Unibanco Arteplex Frei Caneca e Reserva Cultural. Atenção ao filme Coco Chanel e Igor Stravinski, que conta a história de amor entre a estilista e o compositor, pianista e maestro russo.
O Festival Varilux de Cinema Francês, que tem o apoio da Embaixada da França no Brasil e da Delegação das Alianças Francesas, vai até 10 de junho. Confira no site a programação e o cinema mais perto de você.
programação: http://www.festivalcinefrances.com/
Sugestão: Coco Chanel & Igor Stravinsky Direção: Jan Kounen
Com: Anna Mouglalis , Elena Morozova , Mads Mikkelsen
Título original: Coco Channel & Igor Stravinsky Presença de Ana Mouglalis e Jan Kounen em São Paulo e no Rio de Janeiro
Paris, 1913, Coco Chanel está completamente dedicada ao trabalho e vive uma grande história de amor com o rico empresário Boy Capel. Mas no Teatro des Champs Élysées, Igor Stravinsky apresenta o Sacro da Primavera e Coco se apaixona...
"Servido por uma direção artística de alta qualidade e por uma interpretação notável Coco Chanel & Igor Stravinsky oferece metalinguagem fascinante sobre os tormentos da criação e libera uma emoção reprimida carregada de sensualidade." – Filmsactu
06.06, dom, 20h50, Reserva Cultural
07.06, seg, 15h50, Reserva Cultural
07.06, seg, 20h10, Unibanco Arteplex Frei Caneca
09.06, qua, 18h50, Unibanco Arteplex Frei Caneca

sexta-feira, 4 de junho de 2010

CIRCUITO SP DE MODA E ARTE : Cine Olido - Programação

Entre os dias 8 e 18 de junho, a Galeria Olido oferece uma mostra de 15 filmes que se referem às ligações entre a moda e o cinema. Sempre com entrada franca, a cada dia serão exibidos dois filmes, às 15:30hs e 18:30hs. A convite da Galeria Pontes que organiza este evento paralelo ao São Paulo Fashion Week, um grupo bem diversificado de personalidades indicou os títulos. Gente como Constanza Pascolato, Cesar Giobbi, João Braga e José Gayegos escolheu o filme de sua preferência. Como resultado, obteve-se uma lista que contempla diversos gêneros, épocas, estilos e nacionalidades, num leque extremamente variado e significativo das múltiplas conexões entre os universos da moda e do cinema.

YVES SAINT LAURENT - O TEMPO REDESCOBERTO Curadoria: Consulado Geral da França Dia 8/6, às 15h30 OS EMBALOS DE SÁBADO NOITE Curadoria: Fernando Zelman Dia 8/6, às 18h30

                                   YVES SAINT LAURENT

YVES SAINT LAURENT - O TEMPO REDESCOBERTO (dia 8/6) é um documentário escrito e dirigido por David Teboul, um especialista em história da moda francesa que usa o cinema como meio de investigação e expressão. Ele já contou, por exemplo, a trajetória da Revista Elle e abordou a vida do estilista Yves Saint Laurent em dois filmes feitos em 2002. Um deles é este O Tempo Redescoberto,cujo principal elemento é uma longa entrevista com aquele designer argelino radicado em Paris, onde morreu em 2008, com 72 anos de idade. E que também fez cinema, assinando figurinos de clássicos como “Viver a Vida” (67) de Claude Lelouch.

Neste OS EMBALOS DE SÁBADO NOITE (dia 8/6) de John Badham, feito em 1977, John Travolta criou Tony Manero − uma figura tão expressiva que voltou em 1983, com “Os Embalos de Sábado Continuam”, dirigido por Sylvester Stallone. E novamente em 2008, num drama do chileno Pablo Larain e que atesta a difusão daquele ícone pelo mundo inteiro. Um personagem que marcou tanto pelo gestual da sua dança, quanto pelo modo de se apresentar e de se vestir: uma espécie de síntese visual de uma determinada vertente dos anos 70. http://programacinemafalado.blogspot.com/ 

GIGOLÔ AMERICANO Curadoria: César Giobbi  Dia 9/6, às 15h30 e ENTRE DOIS AMORES Curadoria: Costanza Pasolato Dia 9/6, às 18h30. foto abaixo:
O BELO BRUMMEL Curadoria: João Braga Dia 10/6, às 15h30 e DEPOIS DAQUELE BEIJO Curadoria: Julia Petit Dia 10/6, às 18h30
SABRINA Curadoria: Edna Matosinho de PontesDia 11/6, às 15h30 e ZUZU ANGEL Curadoria: Priscila Brunetti Dia 11/6, às 18h30

ROMA DE FELLINI Curadoria: José GayegosDia 12/6, às 15h30 e PULP FICTION - TEMPO DE VIOLÊNCIA Curadoria: Carlos FerreirinhaDia 12/6, às 18h30 - Após a exibição do filme, bate-papo com Carlos Ferreirinha, João Braga José Gayegos e Luciano Ramos 

MORTE EM VENEZA  Curadoria:Antonio Bernardo  Dia 13/6, às 15h30FOME DE VIVER Curadoria:Ivan Bismara Dia 13/6, às 18h30SNEAKERS - foto abaixo:
ENTRANDO DE SOLA NA CULTURA URBANA Curadoria: Alex Andrade Dia 15/6, às 15h30 CLUBE DA LUTA Curadoria: Fernando Marques Penteado Dia 15/6, às 18h30 e IDENTIDADE DE NÓS MESMOS Curadoria: José Luis de Andrade

Dia 16/6, às 15h30 MY FAIR LADY – MINHA BELA DAMA Curadoria: Sérgio Gregório Dia 16/6, às 18h30

EM 2011

EM 2011